“O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem.” - Jorge Luis Borges

domingo, 7 de setembro de 2014

[Resenha] Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação: 4/5
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Um livro emocionante, em que faz você ter uma lição de vida.
É assim, que eu penso depois de ler Se Eu Ficar, um livro emocionante do começo ao fim. 
Mia, uma jovem apaixonada pela música clássica sai em um dia de neve com sua família para um passeio, durante esse passeio eles sofrem um acidente, onde ela é a única sobrevivente. Mia esta fora de seu corpo e consegue ver tudo o que acontece com ela, e também com sua família, amigo e o namorado Adam, que estão no hospital, esperando a sua melhora. Durante esse tempo ela tem que fazer a escolha difícil se ela quer viver ou partir. Viver sem a família será o mais difícil para a Mia se ela decidir viver.
Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil.
Esse é o tema principal do livro a família, a escrita de Gayle nos faz refletir como a família é importante. O livro todo é emocionante e nos envolve do começo ao fim. Outro ponto importante do livro é o amor de Adam por Mia, ele faz de tudo para que possa vê-la. A narração ocorre em primeira pessoa por Mia, mostrando os momentos do passado e do presente, tentando decidir o que ela pretende fazer, morrer ou viver. A leitura é fluida e leve. Você acaba de ler o livro rapidamente. O que não me agradou muito é que mesmo a narração ser em primeira pessoa não foi possível muitas vezes saber o que Mia estava sentindo.
Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você. Faz sentido para você?
Confesso, que me interessei pelo livro depois de ver o trailler do filme baseado no livro, mas não me arrependi de o ler, mesmo a temática sendo bem triste, ao decorrer do livro ele vai ficando cada vez mais tocando, e eu torcia cada vez mais que Mia decidisse viver.
Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.
Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver... Só depende de mim.
Enfim, o livro é bem leve e recomendo que leiam, se quiserem um livro que nos faz refletir.

2 comentários:

  1. Eu quero ler esse livro desde que vi o trailer também, pois a história parece ser emocionante.
    Adorei a frase que você separou no final do livro é muito linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha próxima leitura, espero amar <3

    Bjoos Miih

    ResponderExcluir

Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Google+

Sobre o Blog...

O Rain, Books & Coffee é um blog para compartilhar minhas opiniões, resenhas e novidades sobre livros. Aqui você encontrará de todos os estilos, desde romances até drama. Fique a vontade para compartilhar, sugerir e comentar. Volte sempre...

Participo!

Seguidores

Blog Archive

Translate

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Siga no Bloglovin

Google+ do Blog

Copyright © Rain, Books & Coffee | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates