“O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem.” - Jorge Luis Borges

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes - Livro 1
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Classificação: 4/5
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Depois de muito tempo, decidi ler Jogos Vorazes, esse é um dos livros que são uma exceção quando o assunto é ver o filme. (Um dos poucos livros que primeiro vi o filme, e depois li o livro).
No livro conhecemos Katniss, que vive em Panem que era a América do Norte. Panem é dividida em doze distritos, cada distrito é responsável por uma atividade que sustenta a nação de Panem. Katniss vive no distrito doze, o distrito responsável pela mineração.
Para mostrar que toda a população de Panem esta sob o domínio da Capital, todo ano é realizado os Jogos Vorazes. Onde cada distrito é obrigado a fornecer dois tributos, uma menina e um menino de 12 a 17 anos, onde todos devem disputar em um jogo de sobrevivência, em que apenas um deverá sair vivo.
E que a sorte esteja sempre a seu favor.
Quando a irmã de Katniss é selecionada, ela se volutaria para ficar no lugar da irmã e junto com Peeta, seu parceiro de distrito ela percebe que os jogos não é nada do que realmente eles pensavam que fossem. E assim os dois começam uma estratégia, em que no início Katniss não concordava, mas com o desenrolar da história ela vai se aprofundando nessa mentira.
Jogos Vorazes é narrado em primeira pessoa por Katniss, então isso faz com que o leitor se aprofunde nos sentimentos e sensações que protagonista vive, tanto quando o assunto é o que ela pensa do que ela esta vivendo no momento, como a cada golpe que sofre para que possa sobreviver aos Jogos Vorazes. Nesse primeiro livro, conhecemos mais sobre os Jogos, o que ele é e como funciona. No início da leitura, confesso que a narrativa não estava me prendendo  muito, mas conforme a história ia se desenrolando, você se vê ansioso para saber qual será o final.
Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.
A abordagem que a autora fez também prende bastante a atenção do leitor, já que incluem o medo, a tensão do que os tributos estão sofrendo para sobreviver, mas também com momentos de união entre alguns personagens.
A adaptação cinematográfica que foi lançada em 2012 foi bastante fiel a história, e isso me surpreendeu, já que vários filmes baseados em livros, muitas vezes não fazem nenhum sentido, e com Jogos Vorazes, isso não aconteceu.
Se você ainda não leu o livro, recomendo que leiam logo, que vocês irão amar a história e os personagens.

3 comentários:

  1. Oi Juliana, beleza?
    Eu também vi o filme antes e só depois fui ler, mas não me arrependi achei a abordagem do diretor bem distinta da Collins. Os dois são ótimos.

    Eh isso ae, até^^
    Nathy Miranda
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Juliana! ^^
    Também olhei o filme antes de ler o Livro, esse é um dos grandes motivos de ainda não ter me interessado em ler a série, já que vi a adaptação tenho a sensação que já sei tudo, mas mesmo assim pretendo ler um dia! ^^
    Sua resenha ficou muito boa! :D

    Beijinhos e até! ^^
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juliana!
    Li há pouco tempo a história e gostei bastante, embora não tenha assistido o filme. Achei sua crítica/resenha ótima!

    Até!!

    ResponderExcluir

Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Google+

Sobre o Blog...

O Rain, Books & Coffee é um blog para compartilhar minhas opiniões, resenhas e novidades sobre livros. Aqui você encontrará de todos os estilos, desde romances até drama. Fique a vontade para compartilhar, sugerir e comentar. Volte sempre...

Quem sou eu

Minha foto

Uma garota de 19 anos, apaixonada por livros, música e também que se apaixonada facilmente pelos personagens dos livros. Considerada bastante tímida, mas que somente as pessoas realmente próximas sabem que é uma garota que pode ser considerada maluca.

Participo!

Follow by Email

Seguidores

Blog Archive

Translate

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Siga no Bloglovin

Google+ do Blog

Copyright © Rain, Books & Coffee | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates